Biografia

Imagem do Autor

Alexandro Jorodovsky

Alexandro Jodorowsky nasceu em Fevereiro de 1929 em Tocopilla, no Chile, e poderia dizer-se que, antes de se dedicar à Banda Desenhada e ao cinema, Jodorowsky fez de tudo. Filho de emigrantes judeus Russos,  em 1953 trocou o Chile por Paris. Jodorowsky trabalhou como palhaço, actor, romancista e encenador e em 1965 regressa ao Chile, onde roda dois filmes: El Topo e A Montanha Sagrada. Aí inicia igualmente a sua carreira de BD, criando a personagem Anibal 5, desenhada por Manuel Moro.

Em 1978 Jodorowsky e Moebius assinam o primeiro álbum em conjunto: Les Yeux du Chat. E é em 1980, pela mão de Moebius, que conhece a fama com a série As Aventuras de John Difool (o Incal), sendo inúmeros os títulos que se seguem em múltiplas parcerias (Alef-Thau, O Lama Branco, Juan Solo, A Casta dos Metabarões, para citar apenas algumas séries).

Jodorowsky recebe, em 1996 em Angoulême, o Alph’art do Melhor Argumento pelo primeiro volume da série Juan Solo.

Inicia em 2001 a série Bouncer (com desenho de F. Boucq) e em 2004 a série Bórgia (com desenho de Manara). Em 2008, termina a série Mégalex e inicia um novo ciclo da série Alef -Thau com o desenhador Marco Nizzoli.

A partir de 2010 realiza, com o desenhador chinês Dongzi Liu, Sang Royal e em 2014 junta-se a Georges Bess para a continuação de uma das suas séries de culto com La Légende du lama blanc.

Em 2016, o seu filme Poesia sem Fim  é  - tal como o fora  La Danza de la Realidad, de2013 - , seleccionado para a quinzena dos realizadores do Festival de Cannes.