Biografia

Imagem do Autor

François Boucq

Nascido em Lille (França), em 1955, François Boucq inicia a sua carreira em 1974, realizando caricaturas políticas para revistas como «Le Point», «L'Expansion» e «Playboy».

Embora os seus primeiros trabalhos tenham um cunho marcadamente humorístico, «Cornets d'humour» (argumento de Philippe Delan, 1978), «Rock Mastard» (argumento de Delan), «Les Leçons du professeur Bourremou» (argumento de Pierre Christin), "Les Pionniers de l'aventure humaine" (1984) a partir dos anos 80, Boucq começa, a par do humor, a dedicar-se a histórias mais realistas. Surge assim, em parceria com o escritor americano Jerome Charyn, «A Mulher do Mágico» (1984) e «Boca do Diabo» (1989).

Dotado de uma capacidade de trabalho pouco comum (chegou a desenhar duas pranchas por dia, sem por em causa a qualidade que tinha proporcionado a fama), François Boucq trabalhará ainda com o escritor e argumentista Alejandro Jodorowsky em «Face de Lua» (1991), em"Trésor de l'ombre" (1999) ou no western «Bouncer».

François Boucq foi Grande Prémio de Angoulême em 1998 e a sua mais recente obra «Le Janitor - Tome 5», com argumento de Y. Sente, foi publicada em França em Setembro de 2017.